Os trabalhadores da Avibras, em Jacareí, iniciaram uma greve nesta sexta-feira (9) contra o atraso nos salários e pela estabilidade no emprego para todos. A paralisação continua na segunda.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a Avibras tem atrasado o pagamento dos salários constantemente. Em julho e agosto, mais uma vez não foram pagos e não há previsão para o próximo pagamento.
Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e a direção da empresa se reuniram em reunião. Uma nova assembleia está prevista para a próxima terça-feira (13).
O jornalismo da Band Vale entrou em contato com a Avibras e aguarda um posicionamento por parte da empresa.
Layoff
Outra preocupação, de acordo com o Sindicato, é com a proximidade do fim do layoff, previsto para o dia 29 para mais de 500 trabalhadores. A suspensão dos contratos prevê estabilidade somente até dezembro.
Na assembleia desta sexta-feira, foi discutida a importância de a estabilidade ser estendida para todos, tendo em vista as constantes ameaças aos empregos.
O Sindicato defende que a Avibras adote um sistema de rotatividade, dividindo os metalúrgicos em grupos dos que permaneçam em layoff e dos que ficarão na fábrica.