Mergulhador registra encontro raro com “água viva gigante” no Litoral Norte de SP, veja vídeo

A água-viva foi avistada em uma área de corrente marítima muito fria, com temperatura de 15,5°C na superfície

Redação Band Vale

Um mergulhador e fotógrafo registrou um encontro inusitado com uma “água-viva gigante” nesta terça-feira (26), próximo à Ilha do Montão de Trigo, em São Sebastião no Litoral Norte de São Paulo. O vídeo, gravado por Rafael Mesquita, impressiona pelos detalhes e pelo tamanho do animal.

Segundo Rafael, a água-viva foi avistada em uma área de corrente marítima muito fria, com temperatura de 15,5°C na superfície, e água turva. Ele descreveu o animal como o maior que já viu e estimou que o diâmetro da medusa era de cerca de 60 cm, com tentáculos ultrapassando os 10 metros de comprimento.

No vídeo, é possível observar detalhes do corpo da água-viva e a interação de pequenos peixes, que utilizam seus tentáculos como abrigo, proteção contra predadores e até como fonte de alimento.

Água-viva gigante (Drymonema gorgo)

A Drymonema gorgo é uma espécie rara de medusa que pode chegar a um metro de diâmetro e se alimenta de medusas menores. O nome gorgo remete a mitologia grega, e foi colocado por Fritz Müller dada a semelhança dos tentáculos da água-viva com os cabelos de serpente da górgona.

A Drymonema gorgo é a maior espécie de água-viva encontrada no Brasil. Em Santa Catarina, no ano de 2020 e 2022, foram confirmados dois registros da espécie, na Ilha do Campeche.

Reprodução/ Rafa Mesquita

Quer mais noticias como esta?

Clique aqui e acompanhe o Canal Band Vale no WhatsApp

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.