21.620 pessoas dos grupos prioritários, no Vale do Paraíba, deixaram de comparecer aos postos para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A informação é de Jesse Nascimento, da Band Vale FM.
O levantamento foi divulgado na última nesta sexta-feira (7) pelo governo de São Paulo. Em todo o estado este número é de mais de 400 mil pessoas.
O pneumologista, José Eduardo de Oliveira, ficou surpreso com os números e alerta que aqueles que não foram imunizados com a segunda dose correm risco de contrair a doença.
“A consequência é que este grupo não está imunizado completamente. A Coronavac necessita de 21 a 28 dias e a (vacina) da Fiocruz necessita de três meses para tomar a segunda dose. A Imunidade completa vem após 15 dias de tomada a segunda dose”, ressaltou Oliveira.
Na região, aqueles que não foram tomar a segunda dose da Coronavac somam 14.630 pessoas. Já os faltantes das doses da vacina AstraZenca, da Fiocruz, são 6.990
José Eduardo de Oliveira ressaltou que os municípios têm como fazer esse controle de vacinação e precisam agir com urgência para aplicar a segunda dose da vacina.
“Todos os municípios já deveriam estar fazendo isso desde os primeiros faltosos. Eles têm o número do cartão SUS, CPF, cada município tem o seu sistema de saúde. Eu acho que tem que ter um trabalho urgente, urgente mesmo, para levantar quem são essas pessoas e porque não foram vacinar e facilitar para estes faltosos algum lugar para que eles possam ir”, finalizou o médico.