Lojas do vale pretendem contratar mão de obra temporária durante o Natal

Expectativa de geração de emprego teve um crescimento de 30% em relação ao ano passado

Redação Band Vale

Muitas pessoas são efetivadas depois deste período Divulgação/ Felipe Neitzke
Muitas pessoas são efetivadas depois deste período
Divulgação/ Felipe Neitzke

Uma pesquisa da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, em parceria com a Unitau, mostrou que mais da metade das lojas da cidade pretendem contratar mão de obra temporária durante o Natal.

A expectativa de geração de emprego teve um crescimento de 30% em relação ao ano passado. Em São José, o calçadão é conhecido pela grande quantidade de estabelecimentos e é um dos principais locais que mais contrata em época de final de ano. Ao todo são 66 pontos de venda.

Uma loja de roupas com mais de 25 anos de mercado, já está se preparando para o período. A partir do mês que vem, estará aceitando currículo de profissionais. De acordo com a supervisora de vendas, Marta Bezerra  o quadro de funcionários deverá aumentar em 20% para atender à demanda dos clientes.

“A expectativa está muito boa esse ano, graças a Deus a pandemia está bem no final, com certeza vai ter várias contratações no final de ano com as pessoas que já tem experiência de vendas para dar uma alavancada no setor.”

Segundo o levantamento, quase 80% dos lojistas devem abrir até três vagas durante o Natal. Além de abrir as vagas, os estoques deverão também ser reforçados, em até 37%.

Para a presidente da ACI, Eliane Maia, os números comprovam que esta é uma fase de retomada importante da economia, tanto para os empresários como colaboradores.

“O índice da economia está se mostrando em cada data comemorativa melhor. Então, acredito que com essa melhora em nível de admissão, empregabilidade, o crescimento de empresas que estão vindo para a cidade, a gente tem grandes magazines que estão abrindo uma porção de shoppings, o que aumenta a circulação de dinheiro na cidade.”

Vale lembrar que muitas pessoas são efetivadas depois deste período. O economista Rodolfo Arantes avalia que quanto mais pessoas trabalhando, melhor será o cenário econômico da região.

“Esse é um termômetro que mostra como está a economia, de uma forma geral no país, e também na nossa região. O principal termômetro de que uma economia vai bem é você olhar para o comércio. Quanto mais o comércio está aquecido é sinal que tem mais pessoas gastando, a economia girando, mais pessoas empregadas, o que é excelente em todos os aspectos.”

Mais notícias

Carregar mais