A LG emitiu nota oficial informando os motivos que a levaram a encerrar a produção em Taubaté. Após informar que deixaria de produzir celulares em todo o mundo, a empresa sul-coreana surpreendeu ao dizer ao Sindicato dos Metalúrgicos que encerraria sua produção na cidade do interior paulista.
Além de deixar de produzir celulares, a LG também encerrará produção de notebooks, monitores e all in one. No município, funcionarão apenas o call center e o service. Das 1.000 pessoas empregadas, cerca de 700 devem ser demitidas.
A produção de notebooks, monitores e all in one será transferida para Manaus. Na nota oficial, a LG alega que o intuito é aumentar a competitividade no mercado. Também reforça que negociará com sindicatos uma compensação extra, além das indenizações as quais seus funcionários têm direito.
Leia na íntegra a nota emitida pela LG
Ao longo dos anos a LG ELECTRONICS DO BRASIL LTDA. tem feito vários esforços para garantir a continuidade dos negócios. No entanto, com a crescente competitividade global, bem como em razão dos prejuízos acumulados no segmento de smartphones de 23 trimestres consecutivos e perdas operacionais acumuladas, a empresa decidiu encerrar suas atividades de Celulares globalmente, o que resultará no encerramento desta produção na unidade de Taubaté/SP.
De toda forma, mantendo o compromisso com os seus clientes de smartphones, a empresa permanece com as políticas de garantia deste produto.
Para minimizar os efeitos deste encerramento junto aos seus empregados, a empresa iniciou negociações com o Sindicato da Categoria para implementar compensação adicional aos direitos já vigentes, o que está em andamento.
Além disso, cumpriremos com nossas responsabilidades sociais para minimizar os impactos não apenas à nossa empresa, mas também aos nossos parceiros com os quais mantemos relações comerciais ao longo dos anos.
Em virtude dessa decisão, a empresa também fará a transferência da produção de notebooks, monitores e all in one para sua unidade de Manaus, de modo que fortaleceremos nossa competitividade comercial em TV / PCs / monitores, com foco na fábrica existente de Manaus e, continuaremos a expandir com profissionais de vendas e serviços relacionados.
Apesar da decisão de encerramento desta produção na Unidade mencionada, informa que manterá a comercialização e a produção de outras linhas de negócios no Brasil, gerando empregos e investimentos, além de novas oportunidades ao mercado brasileiro.