O leilão da Via Dutra vai acontecer dia 29 de outubro, às 14h, na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Será o maior leilão rodoviário da história. As informações são do repórter Jesse Nascimento da rádio Band Vale FM.
O edital será publicado nesta quarta-feira (18) no diário oficial da União e foi aprovado na terça (17) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. A concessão será de 30 anos e os investimentos previstos são de R$14 bilhões e 800 milhões.
A licitação será realizada na modalidade leilão, com critério de julgamento pela maior oferta de outorga (maior valor de outorga fixa), combinado com o critério da menor tarifa de pedágio.
O desconto máximo será de de 15,31%, incidente sobre os valores máximos admitidos para a Tarifa Básica de Pedágio.
Caso ninguém apresente valor da tarifa de pedágio com desconto máximo, não haverá etapa de lances e será declarada vencedora aquela que apresentar o menor valor da tarifa de pedágio.
PRAÇAS DE PEDÁGIO
Serão mantidas na Via Dutra e criadas três praças de pedágio na Rio Santos, no trecho entre a Praia Grande, em Ubatuba e o Rio de Janeiro.
Todos os usuários do sistema automático terão 5% de desconto em cada cobrança de tarifa de pedágio, em qualquer praça da concessão, independentemente da categoria veicular e da quantidade de viagens realizadas.
O Desconto de Usuário Frequente (DUF), que também será aplicado somente a usuários do sistema automático devido à necessidade de identificação e controle da frequência de uso das praças, partirá de valores tarifários que já incorporam o Desconto Basico de tarifa.
Haverá o sistema de cobrança Free Flow, que é um sistema de livre passagem sem praças de cobrança e pagamento de acordo com a quantidade de quilômetros rodados.
No trecho do Vale do Paraíba estão previstas marginais de Jacareí a Caçapava. A ANTT fala que a concessão vai gerar mais de 200 mil empregos.