Começou nesta terça-feira (16) o cadastramento das famílias que moram no Parque Natural do Banhado em São José dos Campos.
Em audiência de conciliação realizada na última quinta-feira, entre a Prefeitura da cidade e os moradores do local, a gestão pediu a desocupação do parque de forma total e imediata, porém essa remoção somente será efetivada depois da execução de um plano para delimitação da área e cadastramento das famílias de forma pacífica.
O processo consiste em uma inspeção judicial no parque, para que os técnicos da Prefeitura façam a medição exata do traçado que envolve a área a ser desocupada. A visita conta com a presença de representantes da Justiça, de defensores públicos e dos próprios moradores, mas sem a presença da Polícia Militar.
O resultado da inspeção será analisado pelo Grupo de Apoio às Ordens Judiciais de Reintegração de Posse do Tribunal de Justiça, que deverá fazer estudos e planejar a desocupação de forma alinhada com os servidores da assistência social.
Segundo a Prefeitura, cerca de 127 famílias moram no espaço do parque, mas esse número ainda não é exato. Ainda não há prazo para a decisão de uma possível reintegração de posse pela Justiça.