Justiça pede novo exame para conceder regime aberto a Cristian Cravinhos

Juíza destacou a importância de uma avaliação minuciosa de Cravinhos, especialmente considerando seu histórico de reincidência após uma progressão anterior ao regime aberto

Por Matheus Agostinho

Cristian Cravinhos aguarda decisão da Justiça para progredir ao regime aberto
Reprodução

O Tribunal de Justiça de São Paulo, em decisão publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) nesta terça-feira (10), determinou a realização de um exame psicológico adicional como parte da análise do pedido de progressão ao regime aberto de Cristian Cravinhos

Atualmente, Cristian está recolhido na Penitenciária "Dr. José Augusto César Salgado" em Tremembé II, conhecida como a “Cadeia dos Famosos”, e o pedido é contestado pelo Ministério Público.

Pedido de regime aberto 

Cumprindo pena em regime semiaberto, Cristian aguarda a decisão da Justiça sobre a possibilidade de cumprir o restante de sua pena em liberdade. O Ministério Público de São Paulo (MPSP) já havia emitido um parecer contrário à progressão de regime após a conclusão de um exame criminológico solicitado pela Justiça em junho deste ano. O relatório do exame foi encaminhado ao MPSP no dia 5 de agosto para uma nova análise.

Avaliação mais profunda

A juíza Dra. Sueli Zeraik de Oliveira Armani destacou a importância de uma avaliação minuciosa da presença do requisito subjetivo necessário para a reintegração de Cristian ao meio social, especialmente considerando seu histórico de reincidência após uma progressão anterior ao regime aberto. Ele cumpre pena por um crime de natureza hedionda que teve ampla repercussão na mídia. Confira trecho da decisão:

“Para o caso verifica-se a necessidade de análise mais apurada da presença do requisito subjetivo necessário, a fim de se proceder com cautela a reinserção do apenado no meio social, tendo em vista que, sendo outrora progredido ao regime aberto, não honrou a confiança em si depositada, voltando a delinquir.”

Para a avaliação, foi solicitada a aplicação do teste de Rorschach, um método que pode oferecer uma visão mais clara do estado psicológico do sentenciado. Como não há peritos qualificados disponíveis na região, a Justiça oficiou a Sociedade Rorschach de São Paulo, solicitando a designação de um profissional capacitado em até dez dias.

Próximos passos 

Após a realização do exame, a direção da unidade prisional será notificada para as devidas providências quanto ao deslocamento de Cristian. A decisão será enviada ao Ministério Público para manifestação, com prioridade no cumprimento das instruções. Agora, cabe à Justiça decidir se acatará o parecer do MPSP ou se permitirá que Cristian Cravinhos progrida ao regime aberto, enquanto a análise do seu pedido continua sob supervisão judicial.

Relembre o crime

Cristian Cravinhos foi condenada pelo assassinato de, Marísia e Manfred Von Richthofen. O casal foi golpeado com barras de ferro enquanto dormia. Ele e Daniel Cravinhos, namorado de Suzane Von Richthofen, golpearam Marísia e Manfred simultaneamente.

Daniel foi condenado a 39 anos e 6 meses de cadeia e cumpre pena em regime aberto desde 2018. Já Cristian recebeu pena de 38 anos e 6 meses. Suzane Von Richthofen foi solta pela Justiça em 11 de janeiro de 2023. Daniel e Suzane cumprem pena no regime aberto.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.