A Justiça de Aparecida determinou a prisão de 41 pessoas por ligação com o PCC (Primeiro Comando da Capital) no Vale do Paraíba.
A denúncia foi oferecida pelo MPSP, por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), contra 49 pessoas por associação ao tráfico de drogas e organização criminosa.
Dentre elas, houve a decretação da prisão de 41 e outras medidas cautelares contra as outras oito.
A acusação foi resultado de trabalho investigativo conduzido pela Dise (Delegacia de Investigações sobre entorpecentes) de Guaratinguetá. As investigações, que contaram com interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça, dentre outras medidas, identificaram a existências de dois grandes grupos de traficantes.
De acordo com a delegacia, as lideranças destes grupos atuavam do interior de unidades prisionais do Estado e tinham ligação com a facção criminosa PCC, agindo nos municípios de Aparecida, Potim, Lorena, Taubaté, Guaratinguetá, Caraguatatuba.
Durante as investigações, foram realizadas diversas prisões em flagrante e ocorreu apreensão de aproximadamente 200 quilos de drogas, material para preparo e embalo dos entorpecentes, armas e munições de diversos calibres, veículos, valores em espécie, celulares e contabilidade referente ao tráfico de drogas.