O Poder Judiciário do Estado de São Paulo determinou a busca e apreensão de oito ônibus da frota da Ecobus, empresa que administra o transporte público em São Sebastião.
O motivo é um processo movido pelo banco Volkswagen, após o não pagamento de um financiamento para compra desses coletivos. Uma ação foi realizada no início desta semana entre as Polícias Civil, Militar e Guarda Civil Municipal, para apreender três veículos da empresa na região sul da cidade.
De acordo com o prefeito Felipe Augusto (PSDB), a empresa Ecobus decidiu retirar os outros ônibus do município, e o serviço está operando apenas com quatro veículos.
Devido a uma decisão liminar do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São Sebastião está impedida de realizar uma nova licitação para contratação de uma nova empresa. O prefeito, no entanto, afirma que a procuradoria municipal está articulando a abertura de uma licitação emergencial para substituir a Ecobus na cidade.
Na última segunda-feira, 17, a Guarda Civil Municipal esteve no Terminal Rodoviário de São Sebastião auxiliando a munícipes que reclamavam não haver transporte coletivo para atendê-los no período da manhã. A GCM precisou intervir junto a empresa para que o transporte para Costa Sul fosse reestabelecido.
Os moradores aguardavam o transporte desde às 9h. No entanto, quando um veículo chegou, foi constatado ele não estava em condições de fazer o transporte de passageiros.
A empresa, que está com a frota reduzida, em descumprimento ao que rege o contrato com a Prefeitura, disponibilizou outro veículo em melhores condições, somente às 15h.