Justiça condena homem a nove anos de prisão por espancar Miss Drag Queen em SJC

Crime ocorreu na madrugada do dia 12 de abril

Redação Band Vale

O crime ocorreu na madrugada do dia 12 de abril
Arquivo Pessoal

A Justiça condenou a nove anos e dois meses de prisão o homem preso por espancar a Miss Drag Queen na região central de São José dos Campos em abril deste ano.  

Marcelo de Paula Barbosa, de 37 anos, estava preso desde o crime, após a vítima reconhecê-lo. O caso aconteceu na rua Vilaça, quando um grupo de homens começou a ofender Wanderlan Lucas Barbarossa, e depois partirem para agressão. O celular dele também foi roubado. 

“No tocante ao delito o artigo 2º-A, parágrafo único, da Lei 7.716/89, com espeque no Mandado de Injunção 4.733, de 13/06/2019, a palavra da vítima demonstra ter sido injuriada pelo acusado e seu comparsa, que ofenderam sua dignidade ou o decoro, por ser homossexual. De fato, Wanderlan e seu colega Richard caminhavam pela via pública, quando passaram a ser seguidos e xingados pelo acusado e seu comparsa, que gritavam “viado, bicha”. 

De acordo com o Tribunal de Justiça, os crimes pelos quais o réu foi condenado são injúria racial e roubo.

"Ante o exposto, julgo a denúncia PROCEDENTE para condenar MARCELO DE PAULA BARBOSA, qualificado nos autos, como incurso nas penas do artigo 2º-A, parágrafo único, da Lei 7.716/89, com espeque no Mandado de Injunção 4.733, de 13/06/2019, e no artigo 157, § 2º, II, ambos do Código Penal, em concurso material de delitos, a 09 (nove) anos, 02 (dois) meses e 20 (vinte) dias de reclusão, afora 29 (vinte e nove) dias-multa, o unitário no piso. Sem condenação em custas, ante os benefícios da assistência judiciária gratuita. Deverá o acusado permanecer preso para apelar, haja vista que o quadro que autorizou a segregação provisória não se alterou, configurando a sentença condenatória, antes, um plus a desautorizar a apelação em liberdade. Recomende-se onde se encontra."

A decisão cabe recurso. A defensoria pública do estado, que representa Marcelo, foi procurada, mas ainda não retornou o pedido. 

Relembre o caso  

O homem suspeito de espancar Miss Drag Queen foi preso dia 24 de abril na região central de São José dos Campos.

O autor do crime, de 37 anos, foi reconhecido pela vítima. Segundo a Polícia Civil, o homem é usuário de drogas e não possuía passagem na polícia. O caso é investigado como homofobia pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais). 

O crime ocorreu na madrugada do dia 12 de abril. Segundo a vítima, ela estava caminhando junto de um amigo, na Rua Vilaça, região central da cidade até um bar. Enquanto andava, um grupo de homens começou a ofender a vítima, e depois de alguns instantes, partiram para agressão. A Miss Drag Queen também foi roubada pelos suspeitos. 

Relato da vítima

A vítima, Wanderlan Lucas Barbarossa, foi entrevistada pelo programa Vale Urgente no quadro “Sua Voz”, com Solange Moraes (Confira o programa na íntegra)

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.