Um jovem de 22 anos morreu durante uma intervenção policial na Rodovia BR-101, no bairro Ressaca, em Ubatuba, na noite de quinta-feira (12). Segundo o boletim de ocorrência, o caso foi registrado como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, sendo apontada a legítima defesa.
De acordo com o relato dos policiais militares envolvidos, durante um patrulhamento, foi avistado um indivíduo caminhando pelo acostamento com vestimentas consideradas inadequadas para a temperatura ambiente. Ao tentar abordá-lo, o suspeito teria sacado uma arma, levando os policiais a efetuarem disparos. O jovem foi atingido e morreu no local.
Uma equipe do SAMU foi acionada e constatou o óbito. Durante a perícia, foi recolhido um revólver calibre .38, carregado com cinco munições intactas, além de uma pochete contendo uma pequena quantidade de entorpecente e recipientes vazios. Foram identificadas cinco perfurações no corpo, sendo duas no tórax, uma na coxa, uma na nádega e uma nas costas.
Os policiais envolvidos relataram que não utilizavam câmeras corporais e que a região não possui câmeras de monitoramento. As armas dos agentes e a do suspeito foram apreendidas para análise, e exames residuográficos foram solicitados. O caso foi apresentado à Delegacia de Polícia de Ubatuba, e a autoridade policial determinou a abertura de inquérito para investigação.