Três jogadoras que passaram pelo São José Feminino vivem a expectativa de conquistar o ouro inédito com a Seleção Brasileira Feminina nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Gabi Portilho, Yasmim e Ludmilla, que já jogaram pelo time da região, podem conquistar a medalha de ouro com a amarelinha, em Paris.
A Seleção Brasileira Feminina enfrenta os Estados Unidos neste sábado (10), às 12h, no Parque dos Príncipes, em busca do ouro inédito, após vencer a atual campeã do mundo, Espanha, por 4 a 2, na semifinal das Olimpíadas de Paris.
A atacante Gabi Portilho, atual jogadora do Corinthians e titular da seleção, jogou pelo time feminino do São José em 2015, 2016 e 2018. Atuando com a camisa 10, ela foi vice-campeã brasileira e campeã paulista com a equipe da região.
Portilho chegou a marcar 4 gols em uma mesma partida naquele ano, quando as Meninas da Águia venceram o Mixto por 10 a 0, pelo campeonato brasileiro, no estádio Martins Pereira.
A atacante Ludmilla, que foi titular da amarelinha na semifinal contra a Espanha, jogou no São José de 2014 a 2017. No São José, a atleta venceu o Campeonato Paulista de Futebol Feminino e foi vice-campeã da Copa do Brasil de 2014.
Também em 2014, Ludmilla conquistou a Copa Libertadores Feminina, com a camisa do time joseense.
A lateral-esquerda Yasmin, que ganhou a vaga de titular da amarelinha, após Tamires se lesionar, jogou no São José de 2014 a 2016. Com a camisa da Águia, ela conquistou o Campeonato Paulista de Futebol Feminino em 2014 e 2015.
Também em 2014, Yasmin conquistou a Copa Libertadores Feminina.
Reencontro com Estados Unidos
Essa será a terceira decisão entre as duas seleções. Em 2004 e 2008, os Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro, após vencer a seleção brasileira.
Em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a seleção brasileira chegou na final com quatro vitórias e apenas uma derrota na competição. Porém, o jogo terminou empatado em 1 a 1 e na prorrogação a equipe americana fez o segundo gol e levou a medalha de ouro para casa.
Quatro anos depois, em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, o Brasil chegou novamente na final e novamente enfrentou os Estados Unidos. O tempo regulamentar se encerrou 0 a 0, mas na prorrogação as americanas venceram por 1 a 0 e conquistaram o ouro pelo segunda vez consecutiva.