Uma turista que possui casa em Caraguatatuba, encontrou uma visita inesperada ao chegar de viagem, na tarde da última sexta-feira (29), uma cobra estava dentro do imóvel, abrigada em uma das janelas da residência.
A Polícia Militar Ambiental foi acionada para realizar o resgate, onde constataram tratar-se de um filhote da espécie jararaca, que mantinha seu estado bravio e instintos de defesa. Utilizando técnicas de captura e manejo de animais silvestres, os policiais realizaram a contenção da serpente, verificando que não possuía ferimentos.
A jararaca é nativa no território brasileiro, por isso, a cobra resgata foi reintroduzida em seu habitat natural no interior do Parque Estadual da Serra do Mar.
Uma das causas do aparecimento frequente de animais silvestres em áreas urbanas, é o desmatamento e a facilidade de encontrar alimentos. As cobras se alimentam principalmente de roedores, que são encontrados facilmente nos bairros graças ao acúmulo de lixos.
A Polícia Ambiental orienta que seja acionada sempre em caso de aparecimento de qualquer tipo de animal silvestre. Apesar da maioria não trazer risco de vida aos humanos, podem transmitir doenças e ocasionar ferimentos graves.
Denúncias podem ser feitas através dos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.