Jacareí soma quase 60 profissionais da saúde afastados por Covid-19 e H3N2

São 32 servidores da Secretaria de Saúde, 17 profissionais da Santa Casa e 10 médicos de Emergência

Redação Band Vale

Dados representam profissionais da rede pública  Divulgação/Prefeitura de Jacareí
Dados representam profissionais da rede pública
Divulgação/Prefeitura de Jacareí

Diante da onda de Influenza H3N2 e de Covid-19 que tem lotado as unidades de atendimento em Jacareí, o município já registra quase 60 profissionais de saúde afastados apenas na rede pública, após registro de contaminação por ambas as doenças. As informações são da repórter Thaís Leite, da TV Band Vale.

De acordo com a Secretaria de Saúde, neste momento há 59 profissionais afastados - 32 servidores da Secretaria de Saúde, 17 profissionais da Santa Casa e 10 médicos de Emergência. Entre eles, há pessoas com Covid, com gripe e também com a suspeita de ambos.

Com isso, apesar de um atendimento cada vez maior na rede, a Prefeitura ainda dispõe de menos profissionais da área para dar conta desse quadro.

DADOS

Segundo a pasta responsável, o aumento de buscas teve início depois da segunda semana de dezembro. Antes, os atendimentos estavam concentrados na unidade de apoio que fica ao lado da Santa Casa, mas o espaço já não estava dando conta do número de pacientes.

Isso porque, se antes o espaço recebia uma média de 90 atendimentos diários, esse número subiu para 600 nos últimos dias, um aumento de 566%. Com isso, a Prefeitura anunciou na sexta-feira (07) a criação de uma nova unidade de atendimento para trazer fôlego à unidade de apoio.

A nova unidade é destinada para pessoas com sintomas leves de síndrome gripal. Após uma triagem realizada por enfermeiros, o paciente recebe orientações e, se indicado, realiza o teste para detecção de Covid-19 e encaminhamento ao médico. O espaço funciona das 8h às 17h.

COVID-19 E H3N2 

Nos primeiros seis dias de 2022, Jacareí registrou 284 casos de Covid-19. Já nos primeiros seis dias de dezembro de 2021, foram dois. Ao longo de todo o mês de dezembro, foram 25 casos.

Atualmente, diante dessa média de 600 pessoas por dia em busca de atendimento com sintomas de gripe, 35% tem positivado para a covid-19. Os demais estão sendo considerados casos de gripe.

Mais notícias

Carregar mais