Estão abertas até o dia 18 de agosto as inscrições para o 4º Desafio AEA – IGM de Manufatura Avançada, competição que impulsiona ideias de jovens de escolas públicas dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul nas áreas de Internet of Things – Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA).
A iniciativa, uma parceria entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e o Instituto General Motors (IGM), irá premiar estudantes e professores dos três melhores projetos com kits de arduíno robótica e cursos relacionados a essa plataforma de prototipagem eletrônica.
Serão admitidos alunos em duas categorias: Ensino Fundamental e Ensino Médio. O Desafio busca estimular a cultura do empreendedorismo e inovação nas redes municipais e estaduais de educação, oferecendo aos adolescentes a oportunidade de transformar suas ideias em negócios.
Apoiados por especialistas da indústria, os participantes passarão por uma trilha de desenvolvimento até a avaliação final, quando serão conhecidas as seis iniciativas vencedoras da competição, contempladas com os prêmios e mentorias do Centro de Competência em Manufatura (CCM) do ITA.
Cada escola pode inscrever até duas equipes de alunos, com no mínimo dois integrantes e no máximo sete, que devem ser acompanhados por um professor orientador da instituição. Para participar, os estudantes devem estar regularmente matriculados nos ensinos fundamental ou médio e sugerir a solução para um problema real que envolva IoT ou IA, proposta que será desenvolvida ao longo das diversas etapas que compõem o Desafio, entre os meses de agosto e dezembro de 2023.
Para mais informações relacionadas ao 4º Desafio AEA - IGM de Manufatura Avançada, consulte o edital no site do AEA. As candidaturas devem ser realizadas até às 23h59 de 18 de agosto, por meio do preenchimento do formulário de inscrição.