Instagram: Mudanças na plataforma dividem opiniões de usuários e ‘influencers’

Influenciadores digitais como as irmãs Kylie Jenner e Kim Kardashian, e também o youtuber Lucas BZK se posicionaram sobre o assunto

Por Matheus Agostinho

Rede social conta com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo
Lorenzo Di Cola/NurPhoto/Getty Images

A rede social Instagram anunciou na última quinta-feira (29), que não vai mais realizar mudanças no aplicativo, que iriam mostrar vídeos em tela cheia no feed, como o “TikTok”, rede social mais baixada no mundo no ano de 2020. 

O chefe do Instagram Adam Mosseri, também informou que a tela principal terá menos postagens recomendadas de perfis que não são seguidos pelos usuários. A pausa nos planos foi anunciada após uma serie de reclamações de usuários ativos na plataforma, que alegam “poluição visual” enquanto utilizam o aplicativo.

As reclamações ganharam forças nos últimos dias com o movimento “Faça o Instagram ser o Instagram de novo". O abaixo assinado, criado por Tati Bruening, contou com mais de 230 mil assinaturas contra as recentes atualizações da plataforma.

O movimento também contou com a participação de personalidades conhecidas no aplicativo, como as irmãs influenciadoras Kylie Jenner e Kim Kardashian. As empresárias, juntas, contam com quase 790 milhões de seguidores no Instagram, sendo Kim com 327 milhões e Kylie com 363 milhões, a mulher mais seguida da rede social.

No post compartilhado nos "Stories" das influenciadoras, a frase "Faça o Instagram ser o Instagram de novo. Pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos”, aparece em destaque.

Post compartilhado no Instagram das influenciadoras (Reprodução/Instagram)

Apesas das criticas recebidas pelo aplicativo, Adam Mosseri afirma que os vídeos estão se tornando cada vez mais relevantes na plataforma e que os “Reels” ocupam grande parte do tempo passado pelas pessoas enquanto utilizam o Instagram. Mosseri também afirmou que mesmo com as mudanças, a plataforma irá continuar suportando fotos.

O que dizem os influenciadores digitais

Em entrevista ao Jornalismo da Band Vale, o youtuber conhecido como "Lucas BZK" apontou que com a chegada do TikTok, o instagram criou o “Reels”, como uma forma de chamar a atenção dos usuários e dos influenciadores, aumentando a entrega do conteúdo produzido pelos mesmos.

“Como o TikTok cresceu muito nos últimos tempos, o Instagram se viu obrigado a mudar alguma coisa, e aí fez o reels. Para incentivar que todos os usuários do Instagram utilizassem o reels, ele começou a entregar mais do que uma postagem de uma foto, do que um vídeo no feed”, afirmou o youtuber. 

Lucas atua como jornalista, youtuber e protagonista do programa BZK na Band, apresentado toda quinta-feira, às 13:55h na tela da Band Vale e também no Youtube.

Lucas BZK apresenta programa esportivo na tela da TV Band Vale

BZK é um influenciador digital desde setembro de 2015 com a criação do canal Brazil Kickers no Youtube, que tem foco no futebol. Na plataforma, conta com mais de 130 milhões de visualizações e mais de 1.6 milhões de inscritos.

Com mais de 210 mil seguidores no Instagram, o influenciador do meio do esporte também afirma que o Instagram prioriza a entrega dos conteúdos criados com o reels, já que a plataforma segue o padrão do que o público atual consome: a visualização de vídeos rápidos.

“Eles estão fazendo uma coisa que está crescendo, que é a visualização de vídeos curtos, vídeos rápidos de até um minuto, que é o que a galera consome. Pra viralizar um vídeo no reels, geralmente é um vídeo mais rápido, de 15 segundos ou 20 segundos. Eles viralizam mais, porque as pessoas tendem a assistir duas vezes o mesmo vídeo", afirma Bzk.

TikTok X Instagram

A nova plataforma de vídeos curtos e rápidos, conhecida como TikTok, invadiu o mundo das redes sociais, se tornando o aplicativo mais baixado no ano de 2020. Atualmente o aplicativo conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais.

TikTok foi a rede social mais baixada em 2020 (Martin Bureau/AFP)

Um dos motivos da plataforma ter alavancado no mercado foi a entrega do conteúdo. Os vídeos publicados pelos usuários recebem uma grande quantidade de visualizações e de curtidas, o que faz com que cada vez mais pessoas migrem para a plataforma pela busca de mais números e mais seguidores.

O apresentador Lucas BZK, que também utiliza o TikTok para publicar vídeos e trabalhos, contou sobre a diferença nos resultados dos vídeos publicados no Instagram e pelos vídeos publicados no TikTok. 

“O TikTok hoje entrega mais do que as postagens do Instagram, do que o reels. Eu tenho vídeos no TikTok de 6 milhões de visualizações, 3 milhões, de 900 mil views, sem fazer muito esforço, só postar o que já postei no Instagram lá.”

Lucas também afirma que recomenda a plataforma para os usuários que querem começar com a profissão de “influencer digital":

"No TikTok você ganha mais seguidores com uma frequência maior. Para quem está começando em indico começar mais pelo TikTok do que pelo Instagram hoje em dia. Faz os dois, mas da uma investida boa no TikTok que vai dar um resultado legal."

O futuro do Instagram

Com o aumento de usuários ativos no TikTok e com a chegada de outros aplicativos de fotos e vídeos, os usuários da plataforma tem duvida de qual caminho o Instagram vai seguir e qual será o futuro do aplicativo.

Além de ser uma rede social, o Instagram virou uma ferramenta de trabalho para empresas e pessoas. De acordo com um levantamento realizado pelo próprio Instagram, 2 em cada 3 pessoas entrevistadas disseram que o aplicativo favorece a interação com as marcas. 

Lucas BZK, utiliza o Instagram como forma de trabalho desde 2017 para a divulgação de vídeos que posta no YouTube, além das publicidades com diversas marcas. De acordo com o youtuber, “A gente faz muita publicidade pelo Instagram, o aplicativo é bom pra isso. Você não ganha nada com suas postagens, mas você faz a publicidade, várias empresas acabam entrando em contato quando tem interesse para divulgar os produtos ou serviços.”

Lucas também acredita que o Instagram terá o seu papel assim como o TikTok também, e as empresas vão aprender a viver com essa competição entre os maiores aplicativos.

“O Instagram tem o lugar dele e o TikTok também tem o lugar dele, hoje não vai ter mais essa hegemonia. Não tem como o Instagram inventar qualquer outra coisa lá dentro, até porque um está copiando o outro, como fizeram com o Snapchat (…) O Instagram não consegue voltar a ser uma potência, ser o aplicativo mais baixado, o mais usado. Eu acho que eles vão conviver entre si como os grandes, assim como as marcas de esportes”, afirma o jornalista.

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