A Embraer e o Exército Brasileiro assinaram nesta terça-feira (03) um contrato no valor de R$ 102 milhões para a entrega de uma unidade do radar SABER M200 Vigilante em sua configuração de série. O acordo foi formalizado durante a Mostra BID, Feira Nacional de Defesa e Segurança.
O radar, que será utilizado pelas unidades de Artilharia Antiaérea do Exército, passará por avaliações técnicas e operacionais para garantir sua eficácia em futuros empregos. Desenvolvido com tecnologia nacional, o SABER M200 utiliza processamento avançado de sinais para detectar, rastrear e classificar alvos aéreos, oferecendo maior autonomia à defesa antiaérea brasileira.
Além de sua alta precisão, o equipamento conta com um gerador de energia integrado, que facilita o transporte tanto por vias terrestres quanto aéreas.
O Exército Brasileiro será o primeiro operador do radar, focando na defesa de baixa e média altitude. A expectativa é que a tecnologia também seja avaliada para aplicação em outras Forças Armadas do Brasil e no mercado de exportação.