INMET e Defesa Civil emitem alerta de tempestade para o Vale do Paraíba

Condições climáticas incluem chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos variando entre 40 e 60 km/h, e queda de granizo

Redação Band Vale

INMET e Defesa Civil emitem alerta de tempestade para o Vale do Paraíba
Inmet aponta retorno de chuvas em outubro
Divulgação/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, nesta quarta-feira (16), um alerta de tempestade para a região do Vale do Paraíba. O aviso, classificado com grau de severidade "Perigo Potencial", tem início às 14h e se estende até as 21h do mesmo dia. 

As condições climáticas incluem chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos variando entre 40 e 60 km/h, e queda de granizo. Há um baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

A população foi orientada a não se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas de vento, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, o INMET recomenda evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e sugere cautela no uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada. Em caso de emergência, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) estão disponíveis para fornecer assistência.

Além do alerta do INMET, a Defesa Civil do Estado de São Paulo também emitiu um aviso preventivo para o final de semana. A partir de sexta-feira (18) até domingo (20), a passagem de uma frente fria trará pancadas de chuva, com risco de raios, ventos que podem ultrapassar os 60 km/h, e possíveis quedas de granizo em pontos isolados. O acumulado de chuvas pode atingir até 200 mm em diversas regiões do Estado, o que aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Confira a previsão para os acumulados de chuva:

Região Metropolitana: 95 mm

Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm

Presidente Prudente: 90 mm

Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm

Litoral Norte: 150 mm

Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Serra da Mantiqueira: 200 mm

Mais notícias

Carregar mais