Incidente grave na Gerdau de Pindamonhangaba gera protesto dos trabalhadores

Um cilindro de ar estourou. A explosão arrebentou portas, maquinários e o telhado da fábrica.

Redação Band Vale

Trabalhadores da Gerdau de Pindamonhangaba estão realizando uma paralisação na manhã desta quarta-feira(3), em protesto a um grave incidente ocorrido no domingo em um dos setores da fábrica.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, um cilindro de ar, que fica a 5 metros de altura, com pressão de 320bar (mais de 4.000 libras), estourou. A explosão arrebentou portas, maquinários e o telhado da fábrica. 

O presidente do Sindicato, André Oliveira, ressaltou a gravidade do ocorrido. “Foi um milagre. Estourou justamente no melhor momento possível. Por mais que tenham testes anuais, como um cilindro perigoso está há 40 anos funcionando do mesmo jeito, com a mesma estrutura? Alguns trabalhadores relataram que os cilindros já estavam apresentando uma vibração diferente. Cobramos uma investigação rigorosa a respeito”, disse.

Ninguém se feriu nesse incidente, mas a preocupação dos trabalhadores é, devido ao local ser de constante movimentação de funcionários, algo de pior poderia ter ocorrido. Eles cobram informações como a validade do cilindro e uma empresa especializada para fazer a manutenção dessas peças e aguardam uma posição da empresa.

O protesto também cobra o pagamento dos adicionais de periculosidade e insalubridade aos trabalhadores da Forjaria e critica problemas no convênio médico como falta de atendimento e descontos abusivos.

Gerdau

Por meio de nota a Gerdau informou que preza pelo diálogo contínuo e transparente com seus colaboradores e colaboradoras, sindicatos e demais públicos de interesse. A empresa reforça, ainda, que a saúde e segurança de seus colaboradores e colaboradoras está sempre em primeiro lugar. 

Mais notícias

Carregar mais