Dois incêndios de grandes proporções foram registrados em imóveis residenciais de Taubaté na semana passada. O primeiro atingiu um prédio de 4 andares no Jardim Flaboyant, causando a interdição do edifício.
O segundo caso ocorreu em uma casa na Vila São Geraldo, onde todos os cômodos da residência foram consumidos pelas chamas. Felizmente ninguém se feriu nas duas ocorrências e as causas dos incêndios ainda são investigadas pela Polícia Civil.
Segundo o instrutor de Bombeiros, Wilian Barbeiro, grande parte dos incêndios residenciais são causados por acidentes que poderiam ser evitados com cuidados simples.
“A galera que está sem energia elétrica em casa e acaba usando vela, antes de dormir, antes de ir deitar para ter o descanso, verificar se a mesma está apagada. Segundo é verificar também aparelhos eletrônicos que dão super aquecimentos também, sempre estar atento, fazer as revisões rotineiras dentro de casa. Verificar luzes, aparelhos na tomada sem necessidade, chapinha, ar condicionado, enfim, tem que ficar muito atento.”
Além disso, móveis e eletrodomésticos residências geram rápida propagação das chamas. Por isso o diretor da Defesa Civil de Taubaté, Élcio Ferreira, ressalta que ao perceber o início de um incêndio, algumas ações rápidas podem conter o tamanho do fogo.
“A gente pede o básico. Se puder, desligar a energia elétrica, desligar a rede de gás. Se tiver botijão de gás, se der e tiver tempo, realizar a retirada do local.”
Lembrando que em todos os casos, os serviços de emergência devem ser acionados antes de qualquer ação. O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193.