Incêndio em São José do Barreiro atinge fazenda que recebeu Dom Pedro I em 1822

Fazenda foi construída em 1817 para o cultivo do café no país; o fogo no local foi controlado na noite desta segunda-feira (23)

Redação Band Vale

Fazenda Pau d’alho
Gabinete de Crise do Governo de SP

Um incêndio em São José do Barreiro (SP) atingiu nesta segunda-feira (23), a fazenda Pau D´Alho, que recebeu Dom Pedro I, em 1822. O fogo foi controlado no período da noite.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, o incêndio teve inicio na cidade por volta das 9h40 desta segunda-feira (23), na Estrada municipal Fazenda São Francisco. Até o momento, não houve registros de pessoas feridas.

As chamas atingiram a fazenda Pau D´Alho, que foi construída em 1817 para o cultivo do café no país. No dia 17 de agosto de 1822, menos de um mês antes do Dia da Independência, Dom Pedro I visitou o local.

Segundo a apuração do Jornalismo da Band Vale, o fogo atingiu a mata ao lado da fazenda e o gramado do pátio dentro da fazenda. Nada da estrutura do local foi atingindo.

Nesta terça-feira (24), será realizada uma nova verificação da situação do sinistro, e caso ainda haja necessidade mais aeronaves auxiliaram no combate.

Sobre a Fazenda

A fazenda possui muros de pedras num elevado, lembrando os fortes medievais. A senzala tem posição de destaque e se justifica pela necessidade de estar em local arejado e fresco, que na época, preservava os escravos e o alto investimento. Além de ter tulha, moinhos, roda d'água, depósitos, oficina, terreiro, casa grande, tudo projetado para facilitar a produção.

Com o declínio do café no fim do Século XIX, a fazenda foi adaptada à pecuária leiteira, ficando com a família dos fundadores até a década de 1960. Depois, ela foi adquirida pelo governo federal, para ser transformada em museu nacional do café. 

O dono da fazenda fazia parte da guarda de Dom Pedro I. E na cozinha do local, aconteceu uma das passagens mais importantes da história. O Príncipe Regente chegou por lá, antes de toda a cavalaria. Mas, não foi reconhecido pela esposa do coronel e acabou fazendo a refeição no chão, em uma escada. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.