Band Vale

Declaração do imposto de renda inicia nesta quarta (15)

Cerca de 623 mil contribuintes devem fazer a declaração esse ano em São José dos Campos

Redação Band Vale

Declaração do imposto de renda inicia nesta quarta (15)
Foto: Agência Brasil

Começa nesta quarta (15) o prazo para declaração do Imposto de Renda pessoa física, referente aos rendimentos de 2022. De acordo com a Receita Federal, cerca de 623 mil contribuintes devem fazer a declaração esse ano em São José dos Campos.

O prazo foi antecipado devido a algumas mudanças pré-preenchidas disponibilizadas pela Receita Federal. O contador Bruno Loreno explica quem deve fazer a declaração. 

“A obrigatoriedade do imposto de renda se aplica as pessoas que receberam rendimento no ano anterior de R$28.559,00. Rendimentos de aluguel, isentos e CLT. Quem tem empresa e recebe lucro e dividendos tem a obrigatoriedade acima de R$40.000,00. Quem aplicou na bolsa também”. 

Além desta mudança, a receita também começou a dar prioridade nas restituições para pessoas que tenham uma chave Pix cadastrada. O contador Bruno Loreno explica o que são, e quem tem direito as restituições fiscais. 

“Todo mês a empresa desconta um valor baseado no cálculo do seu salário. E como a gente faz essa declaração chamada de ajuste é quando a receita vai identificar que você vai lançar sua despesa médica, escolares e informar seus dependentes. Muitas vezes você pagou mais imposto do que deveria. É aí que você tem o valor de restituição. Ela é paga em lotes e o primeiro já começa dia 31 de maio, que é a data fim do imposto de renda”.

Data fim do imposto de renda 

Como frisou o contador, a declaração pode ser feita até o dia 31 de maio, por meios digitais. No computador a declaração pode ser feita pelo programa ‘Imposto de Renda 2023’, disponível para download no site da Receita Federal.

Pelo celular, o aplicativo “Meu Imposto de Renda” está disponível nas versões Android ou iOS. E caso você tenha certificado digital, também é possível fazer a declaração pelo seu navegador, no site da Receita Federal.

Mais notícias

Carregar mais