Implantação da plataforma MQB traz esperança de novos investimentos para fábrica da Volkswagen em Taubaté

Plataforma permite a produção dos novos veículos da montadora. Investimentos devem ser anunciados no Brasil ainda neste ano

Redação Band Vale

Fábrica da Volkswagen em Taubaté implantou a plataforma MQB
Divulgação/Volkswagen

A implantação da plataforma MBQ na fábrica de Taubaté encerra um ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões da Volkswagen, que começou em 2016. A informação é de Jesse Nascimento, da Band Vale FM.

A implementação da plataforma neste momento vai permitir que qualquer veículo possa ser montado em Taubaté. Nesta quarta-feira (12), 2.200 funcionários que estavam em férias coletivas durante a implantação da plataforma voltam ao trabalho.

A partir da finalização deste processo, a montadora vai anunciar novos investimentos até o fim do ano para as fábricas no Brasil. Parte deste montante será aplicado na fábrica de Taubaté pelas informações obtidas pela Band Vale FM. Um dos novos veículos a ser produzido é o Polo Track.

O investimento no local vai reforçar o portfólio de produtos, com uma das partes mais importantes em termos de participação de mercado, frisou o CEO da Volkswagen para a América do Sul, Pablo Di Si, em entrevista à agência Reuters

Os investimentos fazem parte também da decisão estratégica a respeito do futuro do Gol e do Voyage, veículos que são montados em Taubaté.

Essa seria a grande discussão do momento na Volks, a de manter o Gol e o Voyage em produção. Os executivos acreditam que o nome Gol é muito forte e essa decisão é estratégica.

O conselheiro da Assecre (Associação dos Empresários do Chácaras Reunidas), Eduardo Piloto, acredita que os modelos de entrada da Volks, como o Gol e Voyage, possam estar com os dias contados tendo em vista a inovação pela qual passa o setor.

“Hoje, temos na Volkswagen Taubaté os carros que já foram campeões de venda, Gol e Voyage, e a plataforma MBQ, que traz inovação. Então, é uma plataforma que vai gerar mais alguns anos de produção com garantia de emprego, garantia de impostos e garantia de movimentação geral”.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Cláudio Batista, o momento será de adaptação até que novos modelos venham a ser produzidos na fábrica de Taubaté. Por isso, ele também não crê na volta do terceiro turno ainda este ano.

“Para esse ano eu não acredito (terceiro turno) não, até porque esse investimento inicia agora com a movimentação e é preciso finalizar todo esse processo até o final do ano para que início do ano que vem a gente comece a ter as novas produções em Taubaté”.

O Plano de investimentos, cujos valores não foram anunciados serão divulgados ainda em 2021, na vinda do CEO global da Volkswagen, Ralf Brandstetter, ao Brasil.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.