As moradias do chamado “Morro do Fórum”, em Ubatuba, consideradas irregulares pela Prefeitura, começaram a ser demolidas por volta das 5h desta terça-feira (28). Segundo a administração, cerca de 195 policiais militares devem participar da ação, com apoio da Guarda Municipal, Defesa Civil e de servidores de diversas Secretariais Municipais.
A operação cumpre uma ordem judicial. A determinação exige imediata desocupação e demolição de casas.
De acordo com a Comissão de Moradores, cerca de 170 famílias vivem na área. Os moradores são contra a desocupação e afirmam que não têm apoio suficiente da Prefeitura. Segundo eles, não há espaço para levar seus pertences.
Na tarde de ontem, eles já haviam realizado uma manifestação com cartazes e megafones em frente ao Fórum. Também foi feita uma reunião entre líderes comunitários, Polícia Militar e Assistência Social para definir os detalhes da operação de hoje.
Na última semana, moradores já haviam realizado um protesto em frente à Secretaria de Assistência Social.
O que diz a Prefeitura
Em nota, a administração afirmou que as desocupações serão feitas de maneira ordeira e pacífica.
Segundo a Prefeitura, o Morro do Fórum é uma área pública, considerada de alto risco pela Defesa Civil e que oferece perigo iminente às pessoas que ocupam o local, principalmente nestas épocas de fortes chuvas.
A administração afirma ainda que os ocupantes poderão contar com o apoio municipal para retirar seus pertences, utilizando dos serviços de transporte gratuito para a mudança, seja para casa de familiares e amigos ou para o abrigo provisório no Ginásio de Esportes (Tubão) oferecido pela prefeitura.