Ilhabela recebe a primeira base do Instituto Baleia Jubarte em São Paulo. O acordo entre a Prefeitura e o Instituto foi firmado na quarta-feira (16). A cidade é o maior centro de presença de baleias, botos e golfinhos da costa brasileira, com cerca de 12 espécies já registradas na região.
O acordo de Cooperação pretende alavancar as atividades de pesquisa, conservação e promoção do Turismo de Observação de Baleias na costa norte do estado. Os estudos serão realizados a partir de uma base do Instituto, que será instalada no município com apoio da Petrobras e de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas já a partir desta temporada.
O Instituto pretende somar seus anos de estudos aos trabalhos que já vem sendo desenvolvidos por outras instituições parceiras, como o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Viva Verde e Azul. Segundo o Presidente do Instituto, Eduardo Camargo, o acordo é uma oportunidade de unirem esforços para fortalecer a pesquisa científica da biodiversidade marinha da região.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, Luciane Leite, firmar esta parceria agrega muito valor ao trabalho de estruturação do turismo de observação de baleias e golfinhos já iniciado no município.