Ilhabela flexibiliza uso de máscaras ao ar livre na cidade

Estado diz que seguirá aplicando multas em quem não usar máscaras

Redação Band Vale

Ilhabela flexibiliza uso de máscaras ao ar livre na cidade
Divulgação/Prefeitura de Ilhabela

Ilhabela é a primeira cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e litoral norte a flexibilizar o uso das máscaras em ambientes ao ar livre. Nesta sexta-feira (19), a prefeitura publicou um decreto assinado pelo prefeito sobre o assunto. 

De acordo com o decreto, fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscara somente em ambientes fechados, repartições públicas, transporte público e em eventos ao ar livre com aglomeração de pessoas. 

Os estabelecimentos comerciais ainda são obrigados a solicitarem que os frequentadores apresentem o comprovante do esquema vacinal completo, mediante a apresentação do comprovante de vacina impresso ou digital.

A solicitação também se aplica quando do ingresso em repartições públicas, casamentos, eventos desportivos, educacionais e culturais. 

Segundo Toninho Colucci, as ações da administração no enfrentamento da covid-19 são positivas e permite o novo avanço.

“As pessoas nas ruas já não tem usado as máscaras com a mesma frequência. Temos 92% da população vacinada com a primeira dose da vacina e mais de 82% com a segunda dose. Temos as menores taxas de mortalidade do Brasil e os índices de internação são muito baixos e por isso decidimos por não exigir em áreas abertas. Por outro lado, vamos exigir a carteira de vacinação nos comércios. O cidadão tem o direito de não tomar a vacina, mas não pode colocar em risco outras pessoas. Por esses motivos, decidimos elaborar esse decreto”, disse o prefeito.

Estado é contra medida

A Secretaria de Saúde do Estado é contra a medida e diz que continuará multando quem não usar máscaras em locais públicos. Confira a nota na íntegra.

"Segue vigente a obrigatoriedade do uso de máscaras para prevenção da Covid-19 no Estado de São Paulo, visando a maior segurança dos paulistas. Toda e qualquer medida adotada no Estado para enfrentamento da pandemia é precedida por análises técnicas junto ao Comitê Científico e ao PEI (Plano Estadual de Imunização), às luz dos indicadores da doença. As definições são sempre anunciadas publicamente em momento oportuno para orientações à população. O não uso de máscaras em locais públicos prevê multas de R$ 552,71 por pessoa física, conforme resolução estadual."

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.