Recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) têm relatado alto índice de recusa de moradores do Vale do Paraíba durante pesquisa do Censo. Além dos dados, resposta negativa afeta contratação de profissionais na região.
Nas ruas desde o dia primeiro de agosto, muitos desses profissionais têm reclamado do alto número de recusas e da hostilidade em que são recebidos em muitas casas da região. Como relata a recenseadora de São José dos Campos Elaine Cristina Silva:
“Eu tive algumas recusas sim, pessoas que com hostilidade falaram que não vão responder. Eu já voltei várias vezes e a pessoa realmente não quer responder, não quer de forma nenhuma. Teve um morador que falou pra mim que não era particular comigo, mas que ele não queria responder.”
Porém o que muitas pessoas não sabem, é que responder a pesquisa do censo, além de um direito, é uma obrigação, como explica Nathan Ferreira, coordenador censitário do IBGE:
“Tem uma lei que diz que o cidadão tem que responder ao Censo. A gente não procura já partir para essa informação da lei, a gente tenta uma abordagem de mais conscientização do morador, para que ele entenda que responder ao Censo vai ser algo que vai trazer um beneficio para ele, mas em alguns casos, em recusas difíceis, a gente cita a lei.”
Além de dificultar a transmissão de informações, a recusa vem afetando também a contratação desses profissionais, visto que o salário dos recenseadores é composto por metas, e sem atingir o objetivo, a remuneração tem queda brusca.
Com isso, o IBGE já está em seu terceiro concurso público em busca desses profissionais, atuando com pouca mão de obra.
“A gente não está com 100%, mas nós abrimos alguns processos complementares, estamos no terceiro processo complementar aqui em São José dos campos, onde essas pessoas serão treinadas na semana que vem, e a gente procura agora atingir o numero correto para a região.”
A pesquisa do Censo é considerada vital para adoção de políticas públicas, principalmente para regiões metropolitanas como a nossa, como explica o demógrafo Leandro Beceneri:
“O Censo demográfico é a maior pesquisa populacional e socioeconômica que nós temos aqui no Brasil. Ela ocorre de 10 em 10 anos, e a realização dela é vital, para que a gente consiga dados e informações precisas para a gestão publica, elaboração de politicas publicas, assim como os setores privados.”