A empresa americana HPE-Cray venceu a licitação para fornecer um novo supercomputador ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (9).
Com uma proposta de R$ 25 milhões, a empresa vencedora foi a HPE-Cray. A Bull Eviden, concorrente do edital, anunciou que vai recorrer da decisão, o que pode atrasar o processo de aquisição.
O equipamento será instalado em Cachoeira Paulista, onde está localizado o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE.
Novo supercomputador
A aquisição do supercomputador é considerada condição fundamental para o aprimoramento dos modelos numéricos, produtos meteorológicos e climáticos atuais, além do desenvolvimento de novos produtos que permitam simulações mais precisas, centrais para as previsões de tempo, clima e ambientais e para o estudo da mudança do clima.
A nova estrutura computacional também permitirá a continuidade do desenvolvimento de modelagem do sistema terrestre. O Modelo Comunitário do Sistema Terrestre Unificado (Monan) terá o aspecto inovador de ser comunitário, podendo ser adotado por centros regionais ou estaduais como modelo operacional e por pesquisadores das instituições de ensino e pesquisa em suas atividades.
O novo supercomputador permitirá ainda atualizar as capacidades do INPE para a geração de cenários de mudanças climáticas, que são utilizados nas Comunicações Nacionais do Brasil à Convenção do Clima, por exemplo.