Homem é preso em Ubatuba durante operação da PF em combate ao furto de veículos

Crimes eram realizados na região de Uberaba, em Minas Gerais; investigações foram iniciadas em meados de 2023

Redação Band Vale

Operação foi realizada pela FICCO/MG
Divulgação/ PF

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MG) deflagrou a Operação Ciconia, na manhã desta quarta-feira (03), com o objetivo de reprimir a atuação de uma organização criminosa voltada para furtos de veículos na região de Uberaba, Minas Gerais. Durante a ação, foi realizada uma prisão em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

A operação resultou no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão temporária, todos expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba. As investigações, iniciadas em meados de 2023, revelaram as atividades de uma quadrilha especializada em furtos de automóveis transportados em caminhões-cegonha. Os crimes ocorriam principalmente em vias marginais a rodovias que cortam a cidade de Uberaba. Durante as investigações, foram identificados os autores dos furtos, os veículos utilizados e as modalidades de atuação da quadrilha.

Além dos furtos de veículos transportados em cegonheiras, a quadrilha também mirava automóveis estacionados em pátios de supermercados ou em via pública. Os suspeitos desempenhavam diferentes funções, desde a prática dos furtos até a receptação dos veículos.

Um dos alvos da operação já tinha sido preso em flagrante durante o último furto, ocorrido no dia 21 do último mês, quando estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica. Estima-se que os prejuízos causados pelas atividades criminosas dessa quadrilha ultrapassem a marca de R$ 2 milhões. Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de furto, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo e associação criminosa, cujas penas somadas podem superar vinte anos de reclusão.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.