Helicóptero desaparecido: PM divulga imagens de busca e relata dificuldade

Relevo e mata densa estão entre desafios enfrentados por equipe; buscas completam uma semana

Redação Band Vale

Helicóptero desaparecido: PM divulga imagens de busca e relata dificuldade
Sobrevoo do helicóptero Águia em busca de helicóptero desaparecido
Comando de Aviação da PM

O Comando de Aviação da PM (Polícia Militar) divulgou neste domingo, 7, vídeos que mostram as buscas pelo helicóptero desaparecido a caminho de Ilhabela, no litoral norte, há uma semana. A corporação relata dificuldade na operação - veja vídeo abaixo.

Nas imagens, o sobrevoo do helicóptero Águia, que percorre áreas próximas ao Pico do Corcovado e do bairro Palmeiras, em direção a Maranduba, praia de Ubatuba.

Segundo a corporação, os vídeos mostram toda a dificuldade da busca. Entre os desafios enfrentados pela equipe, estão o relevo da região, mata densa, meteorologia e falta de contraste da cor do objeto de busca com o ambiente operacional.

POUSO FORÇADO

"Foi o ponto onde eles pousaram anteriormente, naquela foto que foi encaminhada (por uma das passageiras durante a viagem), foi o ponto de toque do helicóptero. Nós fomos verificar e realmente tinha a marca ali, fica na beira da represa, do outro lado justamente onde estamos usando como ponto", disse o delegado do caso, Paulo Sérgio Pilz.  

Ainda segundo ele, o helicóptero não deve ter ido muito longe desde local, por conta das condições meteorológicas, com nevoeiro e baixa visibilidade. O delegado afirmou também que o celular de uma das passageiras emitiu sinal até 22h40 do dia 1º de janeiro, um dia depois do sumiço.

"Não podemos descartar nada, mas se o telefone da Luciana ficou funcionando até o dia 1, às 22h14, que estávamos monitorando, ele ficou fora da água. Na água ele não iria transmitir (sinal)", afirmou o delegado ao programa de José Luiz Datena, da Band.  


Histórico do caso

- A decolagem do helicóptero ocorreu no início da tarde de domingo (31) no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Ilhabela, no litoral norte. O desaparecimento aconteceu aproximadamente duas horas depois.

- O último contato do piloto com a torre de controle foi em torno das 13h10, enquanto sobrevoava a cidade de Caraguatatuba.

- Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave - prefixo PRHDB, modelo Robson 44 (cinza e preto) - estava com a situação regularizada.

Mais notícias

Carregar mais