Helicóptero desaparecido em SP: antena captou sinal de celular de passageiro

Antena em Paraibuna foi a mesma que captou o sinal do celular de Luciana Rodzewics

Redação Band Vale

A antena localizada em Paraibuna não apenas detectou o sinal do celular de Luciana Rodzewics, mas também identificou sinais provenientes do dispositivo de Raphael Torres, outro ocupante do helicóptero que desapareceu após sair de São Paulo em 31 de dezembro. O sinal foi captado no dia 31 de dezembro e consiste em perímetro em região com mata fechada.

A informação foi confirmada pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) ao Jornalismo da Band Vale. As buscas pelo helicóptero desaparecido completaram 10 dias nesta quarta-feira (10) e irão ganhar um reforço. Os familiares das passageiras, que são mãe e filha, começaram buscas paralelas. Uma empresa foi acionada para realizar buscas com cães farejadores

"Nós conseguimos uma empresa voluntária que vai colocar os cães na mata. Inclusive, eles pediram agora pra gente separar peças de roupas da Letícia e da Luciana. E eu e minha irmã vamos levar até aí, porque como eles são de campinas, eles não vão passar por aqui. Então, nós vamos ter que levar aí as peças de roupa. Inclusive, eles pediram pra separar no saquinho, separado, tudo direitinho", comentou a irmã de Luciana, uma das passageiras da aeronave.

Os ocupantes do voo foram identificados como Luciana Rodzewics, sua filha Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, o amigo da família Rafael Torres e o piloto, cujo nome ainda não foi divulgado. Antes do desaparecimento, Letícia enviou vídeos e mensagens ao namorado, alertando sobre as condições climáticas adversas, mencionando neblina e baixa visibilidade, e expressando sua intenção de retornar.

O sinal do celular de Luciana, mãe de Letícia, foi identificado. Além disso, durante uma operação com o uso de drones realizada por um grupo de voluntários de São José dos Campos neste sábado (06), o ponto exato que a aeronave teria feito um pouso forçado no último domingo, antes de desaparecer, foi encontrado. Cerca de sete pessoas participaram da ação. 

O que diz a SSP

“Após autorização do Poder Judiciário, os policiais da Unidade de Inteligência do DOPE tiveram acesso à localização de antenas (ERBs) dos celulares, com o objetivo de localizar a aeronave e seus tripulantes. Foi localizado o sinal de um novo aparelho, de um dos desaparecidos, na mesma região onde o primeiro foi localizado, no dia 1. A Polícia Civil esclarece que não foi realizada a interceptação telefônica de áudio, dados telemáticos, ou mensagens de texto dos ocupantes do helicóptero desaparecido. Em relação aos outros dois aparelhos dos demais passageiros, não foram localizados sinais de atividade, o que indica que estejam desligados. A SSP reforça que as Polícias Civil e Militar seguem empenhadas nas buscas, que são coordenadas pela Força Aérea Brasileira (FAB).”

Buscas pela aeronave

Apesar dos esforços da FAB (Força Aérea Brasileira) e da Polícia Militar, o veículo ainda não foi encontrado. As aeronaves já cumpriram aproximadamente 92 horas de voo.

(Divulgação/ FAB)

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.