Guarda Civil de Taubaté cria aplicativo para facilitar denúncias de violência contra mulher

Em situações de perigo, vítima pode acionar SOS e enviar pedido de ajuda

Redação Band Vale

Um aplicativo de celular desenvolvido por um guarda civil de Taubaté é uma das ferramentas para ajudar no combate à violência contra a mulher. Quem conta são os repórteres Marvinho Pinho e Fábio Negrão, da TV Band Vale.

O programa Guardiã Maria da Penha foi adotado em Taubaté em junho de 2020. O intuito é dar suporte para mulheres que possuam medidas protetivas contra seu agressor.

Para que as notificações de violência contra mulher chegassem de forma mais rápida à Guarda Civil Municipal, um aplicativo foi criado. Por meio dele, as mulheres podem apertar um botão SOS. Neste caso, um pedido de ajuda será enviado para a GCM com a localização da vítima.

De acordo com a prefeitura, de julho de 2020 a agosto de 2021, o programa Guardiã Maria da Penha recebeu 184 medidas protetivas. Oitenta e seis mulheres aderiram ao projeto, 800 visitas foram realizadas pela GCM a mulheres assistidas e 774 rondas foram feitas sem contato nas proximidades das residências das vítimas.

O aplicativo foi desenvolvido de forma voluntário pelo agente Felipe Braga. “Me sinto grato, eu consigo ajudar pessoas de Taubaté”.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.