A Paróquia Santo Antônio de Guaratinguetá promove nesta quinta-feira (13), uma celebração em louvor ao seu padroeiro municipal. O evento acontece no centro da cidade, na Praça Santo Antônio.
O tema da celebração deste ano é “Com Santo Antônio, cultivemos a Amizade Social e a Esperança Cristã."
Confira a programação:
- 7h- Missa
- 10h- Missa Solene
- 11h- Feijoada do Padroeiro
- 15h- Missa
- 16- Procissão
- 18h- Santa Missa (Sertaneja)
Durante as celebrações, também haverá barracas de comidas típicas na Paróquia.
Matriz de Santo Antônio
A Matriz de Santo Antônio é o monumento mais antigo da cidade de Guaratinguetá. Em 1630 foi construída originalmente em pau a pique com cobertura de palha, e em torno de si foi desenvolvendo-se a cidade, que ficava entre o caminho do ouro e o litoral.
A igreja passou por diversas mudanças ao longo dos anos, se afastando de sua forma original.
O estilo da construção é predominantemente barroca e, assumiu sua configuração atual após as modificações entre 1822 e 1847. Na sua torre direita, construída em 1817, há um relógio colocado em 1899 e sinos de 1856. A torre esquerda foi concluída em 1892.
O interior da Igreja também segue o estilo barroco, apesar de também poder ser observada certa referência ao Rococó. Além disso, a Matriz também foi o local da primeira missa realizada pela Santo Frei Galvão, em 1762.
O tombamento da igreja se deu pela Lei Municipal n.º 177, de 26 de junho de 1952, que a declara “obra de valor histórico como monumento da fundação de Guaratinguetá”.