O Grupo Bandeirantes está realizando uma campanha nacional de conscientização para doação de órgãos e tecidos. A ação foi divulgada na estreia do Melhor da Noite nesta segunda (21).
A doação de órgãos é um ato em que alguém doa partes do corpo para serem utilizados no tratamento de outra pessoa. A finalidade é reestabelecer a função do órgão ou tecido doente.
De um doador é possível obter vários órgãos e tecidos para o transplante. Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doação de órgãos de pessoas falecidas acontecerá após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica ou após uma parada cardiorrespiratória.
Por que doar?
Doar órgãos é um ato que pode salvar vidas em caso de órgãos vitais como o coração, bem como devolver a qualidade de vida, quando o órgão transplantado não é vital, como os rins. A doação proporciona o prolongamento da expectativa de vida de pessoas que precisam de um transplante, permitindo o restabelecimento da saúde e, por consequência, a retomada das atividades normais.
Como ser um doador?
Se você deseja ser um doador de órgãos, avisar aos familiares é muito importante porque a lei brasileira exige o consentimento da família para a retirada de órgãos e tecidos para transplante.
Não é necessário deixar a vontade expressa em documentos ou cartórios, basta que sua família atenda ao seu pedido e autorize a doação de órgãos e tecidos.
Para saber mais informações, acesse o site https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2022/doacao-de-orgaos