Governo realiza o lançamento do 52°Festival de Inverno de Campos do Jordão

Serão ao todo 84 concertos, sendo 90% deles gratuitos

Redação Band Vale

Festival é o maior evento de música clássica da América Latina
Divulgação/ Governo de São Paulo

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo realizou o lançamento do 52°Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior evento de música clássica da América Latina. O anuncio ocorreu na manhã desta terça-feira (7).

Serão ao todo 84 concertos, sendo 90% deles gratuitos, em cinco locais espalhados por Campos do Jordão: o tradicional Auditório Claudio Santoro, no Parque Felicia Leirner (apresentações de sexta a domingo); o recém-inaugurado Parque Capivari (sábados e domingos); o Palácio Boa Vista, com concertos na Capela de São Pedro e em um palco externo (sábados e domingos); e a histórica Igreja de Santa Teresinha, no centro da cidade (sextas-feiras).

A Sala São Paulo também uma agenda diária de apresentações divididas entre a Sala de Concertos e a Sala do Coro, e ênfase em apresentações de Artistas do Festival.

O evento virtual de lançamento contou com a presença do secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, do prefeito de Campos do Jordão, Marcelo Padovan e do secretário de Valorização da Cultura de Campos do Jordão, Benilson Toniolo.

O diretor artístico da Fundação Osesp, Arthur Nestrovski, também participou do evento, junto ao diretor pedagógico do Festival, Fabio Zanon, e do diretor executivo da Fundação Osesp, Marcelo Lopes.

O Festival 

O Festival deste ano acontece com o tema Modernos Eternos. A expressão é inspirada no início do poema Eterno, do livro Fazendeiro do Ar (1954), do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade.

Um panorama do modernismo internacional poderá ser ouvido nos programas do Festival, com obras sinfônicas e camerísticas de compositores que chegaram à maturidade nesse período, como Igor Stravinsky, Béla Bartók, entre outros.

O Festival de Campos do Jordão também receberá ao todo 142 alunos e 52 professores, que juntos vivenciarão mais de 1.000 horas-aula ao longo de quase um mês de Festival. 

A Orquestra do Festival, formada por alunos e professores, se apresentará sob regência do brasileiro Marcelo Lehninger, do turco Çem Mansur e do inglês Neil Thomson. 

Haverá, ainda, a entrega do tradicional Prêmio Eleazar de Carvalho, cujo nome homenageia o maestro criador do Festival e que premiará o músico de maior destaque do evento.

Prêmios e bolsas

O Prêmio Eleazar de Carvalho contemplará um bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo uma bolsa de US$ 1.400 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior. 

A Fundação Osesp poderá premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades com bolsas na Academia de Música da Osesp.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.