O Governo de São Paulo anunciou Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga como novo diretor do Departamento de Polícia Judiciário do Interior (Deinter-1), que abrange 39 municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
A medida foi publicada no Diário Oficial do estado nesta quarta-feira (7).
Múcio Mattos assume o lugar de Waldir Antônio Covino Júnior, que exercia a função desde janeiro de 2023, quando foi nomeado logo no início do mandato do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Sobre o novo diretor
Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga já foi delegado seccional do Litoral Norte, onde comandou a Polícia Civil de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e lhabela.
Desde janeiro de 2023, ele comandava a Delegacia Seccional de Polícia de Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, Região Metropolitana de São Paulo.
Violência na RMVALE
O novo diretor do Deinter-1 assume o desafio de controlar a criminalidade na RMVALE.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a região teve uma queda de 14% no número de mortes violentas. Foram 316 casos de homicídios dolosos no ano passado, em comparação com os 368 registrados em 2022.
Apesar desta redução nos índices de criminalidade, o Vale do Paraíba permanece como a região mais violenta do interior do estado de São Paulo.
Um número que sofreu um aumento de 40% foi o de latrocínio, que é roubo seguido de morte. Em 2023 foram registrados 14 casos, 4 casos a mais do que em 2022, quando foi registrado 10 ocorrências dessa natureza.