Governo de SP debate medidas de prevenção de desastres em em São Sebastião

Ação ocorreu durante a Semana Nacional de Redução de Desastres

Redação Band Vale

Estudantes terão palestras sobre ações realizadas em casos de desastres
Foto/ Prefeitura São Sebastião

Os alunos da Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira, em São Sebastião, terão acesso a um conteúdo especial entre os dias 9 e 11 de outubro. Como parte da Semana para Educação de Riscos e Desastres, os estudantes assistirão a um ciclo de palestras para entender como funcionam os planos de contingência, as medidas adotadas em caso de desastre, as ações de resgate, e participarão de oficinas de avaliação e monitoramento de riscos. 

A iniciativa é do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em parceria com a Defesa Civil do Estado, Secretaria da Educação, Gerência de Apoio do Litoral Norte e Corpo de Bombeiros.

A atividade, que ocorre sempre na segunda semana de outubro e conta com a parceria das secretarias de Defesa Civil e de Educação, além do Corpo de Bombeiros, terá, ainda, mais um ponto especial com os alunos da escola, localizada no bairro de Juquehy: um treinamento simulado com professores e alunos de abandono emergencial de local por ameaça de deslizamento, que ocorrerá no dia 11. Um dos locais mais atingidos pelas chuvas de fevereiro, São Sebastião vem recebendo intervenções do Governo do Estado para estruturar a resiliência local em situações de risco.

O treinamento visa aumentar o senso de percepção de risco na população a partir de medidas educativas. Durante as aulas, as crianças aprenderão qual deve ser o comportamento ideal diante de um possível desastre, bem como o acompanhamento da previsão meteorológica, do recebimento dos alertas e da identificação dos sinais de perigo nas áreas de risco. Serão passadas orientações também sobre o que fazer quando a chuva tiver maior intensidade durante o período de aula.

Ao longo da semana também haverá rodas de conversa com a rede Programa Escola + Segura em Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) do Litoral Norte, com a participação de estudantes e professores de outras escolas da região. Os estudantes apresentarão trabalhos desenvolvidos por eles nos últimos meses, inclusive com a construção de maquetes que ajudarão durante o simulado de abandono emergencial.

Programa Escola + Segura em Educação em Redução de Riscos e Desastres

O Programa Escola + Segura em Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) é uma iniciativa que visa ao aumento da resiliência da comunidade escolar, por intermédio de ações relacionadas com a promoção do conhecimento sobre riscos e desastres, com a comunicação de risco e com a prática de exercícios simulados de situações emergenciais. Foi desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e Segurança Pública e pela Casa Militar, por meio da Defesa Civil Estadual, baseando-se em princípios internacionais de construção da resiliência a desastres e alinhado com a Organização das Nações Unidas (ONU) e da campanha mundial Construindo Cidades Resilientes (MCR2030).

Ele está estruturado em três frentes de atuação: Educação em Redução de Riscos e Desastres – ERRD, alerta sobre riscos de desastres e protocolo de Proteção à vida Diagnóstico (matriz de risco). São realizadas trilhas formativas gravadas por agentes da Defesa Civil e por professores da rede de ensino. O material é acessível para todos os docentes e alunos por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Educação.

7º Seminário sobre desastres naturais

Na terça-feira (10), a Defesa Civil, em parceria com a ABJICA (Associação dos Bolsistas da Agência de Cooperação Internacional do Japão), realizará um seminário no Palácio dos Bandeirantes para debater medidas de redução de desastres e impacto dos eventos climáticos extremos nos próximos anos. O evento terá transmissão on-line e contará com palestrantes como o Prof. Dr. Alberto Sayão, da PUC-RIO, a Profa. Dra. Ana Laura Nunes, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a Dra. Regina Alvalá, Diretora Substituta do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e a Major PM Claudia Bemi, Diretora da Defesa Civil do Estado.

Durante o evento serão debatidos temas relacionados à redução do risco de desastres, experiências obtidas após a tragédia no Litoral Norte e eventos extremos de chuvas e seus impactos no contexto de desastres. Com início previsto para às 9h, a abertura do Seminário será realizada pelo Representante-Chefe da JICA no Brasil (Agência de Cooperação Internacional do Japão), sr. Masayuki Eguch e pelo Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.