Dois golfinhos da espécie Boto- Cinza (Sotalia guianensis) foram encontrados encalhados mortos na praia de Martim de Sá, em Caraguatatuba. Os encontros ocorreram nos dias 15 e 18 de setembro.
De acordo com o Instituto Argonauta, o primeiro golfinho, encontrado no dia 15, se tratava de um macho juvenil. A princípio os técnicos identificaram diversas marcas no animal o que demonstra a possibilidade de interação com apetrecho de pesca.
Após as análises clínicas realizadas os médicos veterinários confirmaram que o animal morreu por afogamento provavelmente por ficar preso em redes de pesca, sem a possibilidade de subir à superfície para respirar.
Na ocorrência do dia 18, também foram verificados sinais de agressão por objeto cortante, mas só após a necropsia e outras análises será possível inferir o que causou a morte do animal.
A equipe que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) recolheu os animais que foram encaminhados para análise e necropsia.
A duas carcaças foram levadas para a Unidade de Estabilização (UE) de São Sebastião onde foram realizados exames e coleta de materiais com a finalidade de esclarecer as possíveis causas da morte e ampliar o conhecimento sobre essa espécie na região.
Baleia morta em Ubatuba
Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na Praia do Félix, em Ubatuba, neste sábado (17). A equipe do Instituto Argonauta encontrou a baleia encalhada. Segundo os pesquisadores, trata-se de um macho de 13 metros de comprimento.