Um golfinho-pintado-do-atlântico (Stenella frontalis) que estava encalhado na praia de Itamambuca, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, foi resgatado neste domingo (28) pela equipe do Instituto Argonauta, responsável pela execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
O acionamento foi feito pelo Corpo de Bombeiros, que encontrou o golfinho, um filhote macho medindo 135 cm e pesando cerca de 22 kg, debilitado e hipotérmico, incapaz de nadar sozinho. A equipe do Instituto Argonauta se deslocou imediatamente até o local para realizar os primeiros atendimentos clínicos.
Após a avaliação inicial, o golfinho foi transferido para o Centro de Reabilitação e Despetrolização do Instituto Argonauta, em Ubatuba, onde está recebendo tratamento intensivo. O animal está em uma piscina especialmente preparada para golfinhos, sendo monitorado 24 horas por dia e recebendo medicação, alimentação e todos os cuidados necessários.
O Instituto Argonauta continua a trabalhar para garantir a recuperação do golfinho e sua possível reintegração ao seu habitat natural.