O último feriado prolongado em Ubatuba, de 15 a 17 de novembro, foi marcado por um número expressivo de ocorrências de afogamento, totalizando 19 registros e 35 vítimas. Todas as pessoas envolvidas nas ocorrências não apresentaram nenhum grau de afogamento grave, sendo atendidas no local e liberadas sem necessidade de hospitalização.
Este feriado sinaliza o início da temporada de verão no Litoral Norte, que vem se prolongando ao longo dos anos, com uma crescente frequência de turistas. De acordo com o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) do Litoral Norte, Cap. Danilo Pisaneschi, o número de ocorrências é uma prévia do que se pode esperar para os próximos meses, visto que a temporada ainda está começando.
Pisaneschi ressaltou a importância de os banhistas escolherem locais adequados para o banho de mar, especialmente em praias com guarda-vidas e sinalização de segurança. "É fundamental verificar se a praia conta com a presença de guarda-vidas e checar a sinalização de perigo nas áreas", explicou.
O capitão também fez um alerta sobre os riscos do consumo de álcool antes de entrar no mar. "Praia e álcool não combinam. O banhista deve evitar entrar no mar quando estiver embriagado", enfatizou. Além disso, ele destacou a importância da vigilância dos pais em relação às crianças na praia, lembrando da disponibilidade de pulseirinhas de identificação para facilitar a localização em caso de perda. "Embora não evite que a criança se perca, é mais uma ferramenta que oferecemos para facilitar a dinâmica", concluiu Pisaneschi.