Os funcionários da Volkswagen votam nesta quinta-feira (09), em Taubaté, a extensão do acordo coletivo de trabalho até 2028. Trabalhadores do terceiro turno já aprovaram o acordo em uma assembleia realizada às 06h.
De acordo com o Sindicato, a proposta prevê a garantia dos empregos na unidade, contratação de 137 funcionários para produção de um novo veículo e credencia a planta para receber mais investimentos.
Segundo o Sindicato, além disso, fica garantida a contratação de todos os alunos do Senai que atuam na Volks de 2025 até 2028, desde que seja atingida a nota mínima de aprovação estabelecida pela montadora.
O acréscimo na mão de obra será em função da produção de um novo SUV compacto em Taubaté, previsto para ser lançado no mercado em 2025.
A planta também estará credenciada para receber outros investimentos, assim como produtos de outras unidades da Volks, já que o acordo prevê o compartilhamento de modelos entre as fábricas.
A proposta também estabelece cláusulas para valorização da renda dos trabalhadores. O acordo prevê a aplicação de reajustes nos salários e na Programa de Participação nos Resultados (PPR) até 2028, além da implantação de um vale-alimentação de R$ 1.000 a partir de 2024.
Atualmente, a Volkswagen Taubaté conta com cerca de 3.100 funcionários e produz o polo track.