Fortes chuvas deixam sete famílias desabrigadas em Ubatuba

Foram registrados extravasamento de rios, deslizamentos de terra e quedas de árvores na cidade

Redação Band Vale

Fortes chuvas deixam sete famílias desabrigadas em Ubatuba
Fortes Chuvas deixam sete famílias desabrigadas em Ubatuba
Divulgação / Defesa Civil de Ubatuba

As fortes chuvas que atingiram Ubatuba na noite desta quarta-feira (6) deixaram sete famílias desabrigadas. Foram registrados extravasamento de rios, deslizamentos de terra e quedas de árvores na cidade.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, no município foram registrados acumulados de 256mm de chuva nas últimas 24h. Os rios Angeli e Colônia de Férias transbordaram e causaram alagamentos nos bairros Taquaral e Colônia de Férias. 

Sete famílias, totalizando 16 pessoas, do bairro Taquaral e Angelim, ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para um abrigo provisório na Escola José de Souza Simeão. Todos estão sendo assistidos pela Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade do município.

O boletim especial da Defesa Civil estadual apontou que os acumulados de chuva em Ubatuba estão muito altos e que a previsão é de que a situação permaneça igual até sexta-feira (8), aumentando os riscos de deslizamentos de terra.

Situação das estradas

A primeira medida da Defesa Civil de Ubatuba foi a interdição da Estrada do Monte Valério devido à queda de árvores. Os bairros Colônia de Férias e Pé da Serra também foram atingidos por enxurradas e, por isso, o órgão solicitou providências ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), responsável pela rodovia Oswaldo Cruz, para a interdição do trecho para evitar acidentes.

A Rodovia Oswaldo Cruz foi interditada nesta quinta-feira (7), por conta de quedas de barreiras. A interdição vai do km 79+600 até o km 89+000.

A Serra Antiga da Tamoios também foi interditada devido ao alto volume de chuvas. O fluxo de carros está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio

Abastecimento de água

De acordo com a Sabesp, o alto volume de chuva afetou as captações, pois a água desceu com muita sujeira, como areia, lama e folhas, o que acabou prejudicando os sistemas de abastecimento. Por enquanto, todos estão paralisados e o retorno está previsto para o período da tarde.

A Sabesp solicita que os munícipes utilizem a água da caixa d’água de forma racionada para que seja suficiente até a retomada do abastecimento.

Aulas suspensas

Devido às fortes chuvas, a Secretaria de Educação decidiu dispensar os alunos das aulas nesta quinta-feira (7). Alunos e professores estão com dificuldades em acessar as unidades e, além disso, os problemas com o abastecimento de água prejudicam ainda mais a situação. 

Matéria em atualização

Mais notícias

Carregar mais