Forte chuva em Caraguatatuba termina com colapso de casas e desalojados

Boletim emitido pelo Cemaden indicava acumulados de 40mm nas últimas horas na cidade

Redação Band Vale

Forte chuva em Caraguatatuba termina com colapso de casas e desalojados
Defesa Civil de Caraguatatuba prossegue monitoramento de áreas de risco
Divulgação/ PMC

Neste domingo (21), por volta das 9h, uma chuva de forte intensidade acompanhada por rajadas de vento ocasionou situações críticas em diferentes bairros de Caraguatatuba. A Defesa Civil registrou o colapso de uma residência na Rua Odair José dos Santos, no Bairro Estrela Dalva, e o desabamento de duas casas no Bairro Benfica. Não há registro de vítimas.

Segundo a Defesa Civil, durante as vistorias, foi identificado risco geológico de deslizamento de terra nos bairros Benfica e Estrela d’Alva, ambos localizados na região central da cidade. Como medida preventiva, duas moradias foram temporariamente interditadas no Benfica, sendo que uma delas estava vazia. Uma família, composta por dois adultos, duas crianças e três cachorros, foi removida e abrigada temporariamente por amigos, sendo considerada desalojada.

No Estrela d’Alva, um deslizamento de terra ocorreu em via pública, acompanhado pela queda de uma árvore de médio porte. Os moradores locais receberam orientações da Defesa Civil, e o local será monitorado de perto.

O boletim emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) às 00h24 do dia 21 indicava acumulados de 40mm nas últimas horas na cidade. As regiões mais afetadas foram Jaraguá, com 42,73mm em duas horas, e Rio do Ouro, com 42,23mm.

O município de Caraguatatuba permanece em estado de observação, conforme informado pela Defesa Civil. As previsões para as próximas horas, segundo o modelo WRF do Cpetec/Inpe, indicam uma média de 1 a 13mm de chuva por dia para esta segunda-feira (22) e de 21 a 42mm por dia para o dia 23.

A Defesa Civil continuará monitorando as áreas de risco da cidade ao longo da semana em decorrência das chuvas intensas ocorridas no sábado (20). De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Plano Preventivo de Defesa Civil da cidade passou do estado de "Atenção" para "Observação". Em caso de emergências, a população é orientada a acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Mais notícias

Carregar mais