Band Vale

Flamengo e Palmeiras são os brasileiros mais bem colocados no ranking da IFFHS

Ranking divulgou recentemente uma atualização dos melhores clubes do mundo

Conteúdo de Marca

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Marcelo Cortes - CFR (Banco de Imagens)

É praticamente uma unanimidade entre torcedores e apreciadores do futebol que Flamengo e Palmeiras têm sido os times brasileiros de maior destaque nos últimos anos. No entanto, o que muitos não imaginavam é que as campanhas de ambos os clubes, que vêm conquistando ao menos um título por ano, os colocaria em uma posição de destaque não apenas nacional - mas também internacional.

Recentemente, a IFFS (International Federation of Football History and Statistics - Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) divulgou recentemente mais uma atualização dos melhores clubes do mundo. E para a surpresa de muitos, tanto o rubro-negro quanto o alviverde estão extremamente bem colocados. 

De acordo com o ranking mais recente da entidade, o Flamengo é considerado nada mais nada menos do que o terceiro melhor clube do mundo. O Palmeiras não fica muito para trás da equipe carioca, ocupando uma excelente 11ª colocação. Há ainda uma série de brasileiros em ótimas posições daí para baixo.

No entanto, o que muitos se questionam é justamente o que fez com que Flamengo e Palmeiras estivessem tão bem colocados em um ranking internacional de melhores clubes do mundo. Mesmo que, no quesito geral, imaginando um confronto direto, não sejam vistos como superiores a cerca de dez ou mais clubes europeus. 

Afinal de contas, o que é a IFFHS?

Antes de entrar exclusivamente na seara das posições de Flamengo, Palmeiras e outros brasileiros no ranking de melhores clubes do mundo, é interessante que você entenda o que é a IFFHS. Isso porque ela é utilizada de base e referência para diversos artigos que fazem esse ranqueamento dos melhores times de futebol do planeta.

A IFFHS à parte das principais entidades do esporte, mas que é reconhecida pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Ela foi fundada em março de 1984 pelo alemão Alfredo Poge, na cidade de Lípsia, na Alemanha. De lá para cá, como já era de se esperar, ela contou com diversos presidentes.

O principal objetivo da IFFHS é justamente administrar e divulgar todos os recordes do futebol, assim como as estatísticas que envolvem esse esporte. Trata-se quase de um trabalho “social”, no sentido de não deixar que feitos históricos do esporte mais popular do mundo se percam de alguma forma.

Sendo assim, a IFFHS acompanha diariamente todas as estatísticas do futebol internacional, não apenas a fim de ranqueá-las das mais variadas formas como, também, mantê-las vivas. Dessa forma, a organização consegue reunir informações individuais e coletivas que são extremamente importantes para a memória do esporte.

Quer um exemplo de como esse trabalho é importante? Até hoje, as estatísticas em cima dos feitos de Pelé, que é tido como o melhor jogador de todos os tempos, ainda são um pouco nebulosas. Isso porque, em sua época, não existia necessariamente uma associação que fizesse a organização e compilação desses dados.

Como funciona o ranking de clubes da IFFHS?

Agora que você já sabe o que é a IFFHS, chegou a hora de entender um pouco mais como funciona o ranking de melhores clubes do mundo dessa organização. Dessa maneira, é possível compreender um pouco mais a posição de Flamengo e Palmeiras na lista divulgada recentemente pela entidade.

O sistema de pontuação do ranking da organização é dividido entre competições nacionais e internacionais e nacionais. Sendo assim, para Flamengo e Palmeiras o Campeonato Brasileiro seria uma competição a ser analisada, assim como o Mundial de Clubes ou a Libertadores da América.

Vale ressaltar que apenas os jogos de torneios reconhecidos pela FIFA somam pontos para a definição do ranking. A organização, então, realiza uma divisão por nível de competitividade e continente para entender de que formas as competições afetam diretamente os clubes - com pesos diferentes.

Por fim, vale ressaltar que a IFFHS considera os resultados conquistados por clubes de futebol ao longo de uma temporada. Isso, obviamente, para que seja possível levantar as conquistas de cada time com base em todas as competições que ele disputou naquele período de tempo.

Qual a posição de Flamengo e Palmeiras no ranking da IFFHS?

O Flamengo é nada mais nada menos do que o terceiro colocado no ranking mais recente divulgado pela IFFHS. De acordo com a organização, a equipe carioca somou 278 pontos nesse período, ficando atrás apenas do Manchester City (segundo colocado, com 279 pontos) e Real Madrid (primeiro colocado, com 313 pontos).

Já o Palmeiras é o décimo primeiro colocado nesse ranking. A equipe paulista somou 209 pontos no levantamento da IFFHS. Acima dela, além dos três clubes já citados, estão Bayern de Munique, Napoli, Porto, Manchester United, Al-Ahly, Inter de Milão e Benfica. 

O São Paulo é o terceiro brasileiro mais bem colocado no ranking, com 186 pontos, na 13ª colocação. Em seguida, vem Athletico Paranaense, Internacional, Atlético Mineiro, Fortaleza e Fluminense. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.