A filhote de Lobo-marinho-do-Sul (Arctocephalus australis), resgatada na região da Praia Pedras Miúdas, em Ilhabela, apresentou uma melhora no tratamento realizado em Ubatuba.
O animal está em reabilitação desde o dia 1 de julho no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos de Ubatuba (CRD), e segue pelos cuidados do Instituto Argonauta.
A filhote, que é uma fêmea, estava bastante debilitada, desnutrida e com um quadro de anemia e pneumonia diagnosticadas pelos exames clínicos de sangue e raio-x. O animal também apresentava uma grave lesão no olho esquerdo.
As consultas foram feitas, uma após o resgate e a última recentemente com apoio da empresa Mineral Engenharia e Meio Ambiente. Apesar da melhora do quadro no olho esquerdo, foi constatada perda de visão do mesmo, mas mantendo os reflexos à luz.
A paciente está sendo acompanhada diariamente pela equipe de Veterinários, Oceanógrafos e Biólogos do instituto e segue realizando exames complementares que possam contribuir com o diagnóstico e melhoria do tratamento, tendo passado também por uma ultrassonografia abdominal para avaliação geral dos órgãos, com a médica veterinária Juliana Salomon.
No momento, o animal está estável e a equipe segue acompanhando o ganho de peso e a recuperação do quadro de anemia.
Os profissionais estão avaliando a evolução a cada dia, par que ao final do tratamento, esteja plenamente apto para o retorno à natureza.