Festival Citronela Doc exibe documentários sobre o Litoral Norte e Vale do Paraíba

Com exibições gratuitas no Esporte Clube Ilhabela, próximo ao Centro Histórico, o evento tem como destaque uma mostra de filmes da região

Redação Band Vale

Festival Citronela Doc
Divulgação

Entre os dias 7 e 10 de novembro, o Festival Citronela Doc – Festival de Documentários da Ilhabela, chega à sua quarta edição com uma programação repleta de filmes que exploram as diversas realidades e narrativas do Litoral Norte e do Vale do Paraíba. Com exibições gratuitas no Esporte Clube Ilhabela, próximo ao Centro Histórico, o evento tem como destaque uma mostra de filmes da região, abordando temas como memória, identidade cultural, imigração e resiliência diante de tragédias socioambientais.

O Citronela Doc 2024 apresentará uma seleção de filmes documentais brasileiros premiados e contemporâneos. A programação inclui, no dia 7 de novembro, uma mostra dedicada ao Litoral Norte e Vale do Paraíba com duas sessões: a primeira às 18h30 e a segunda às 20h30.  

Entre os filmes exibidos, está “Marés da Noite”, que acompanha os sonhos e as esperanças de uma jovem grávida afetada pela tragédia de fevereiro de 2023 em São Sebastião. “Jundu - Memórias do Território” resgata as histórias de caiçaras, enquanto “O Último Baile” documenta a preservação da tradição da Congada de São Benedito em uma comunidade de pescadores. Outro destaque é “Benzô”, que leva o público a uma jornada de descobertas sobre a benzedura, entrelaçando tradições ancestrais com a magia da infância. Já “O Brilho da Herança” traz a visão de um artista criado em uma comunidade quilombola.

O festival também traz a vida de figuras inspiradoras como “Eva Esperança”, cuja trajetória representa a luta e a cultura negra em Ilhabela, e o documentário “Macoura”, que explora o cotidiano de um imigrante senegalês e as complexidades da imigração. “Marta a Consertadora de Guarda-Chuva” apresenta uma personagem que mantém viva a tradição de reparar objetos que muitos consideram perdidos, enquanto “Homem Aranha (Retratos Filmados)” é um episódio de uma série sobre memórias afetivas de moradores de Ilhabela.

Reflexões sobre Diversidade e Inclusão

O festival também destaca a representatividade com filmes como “Minha Narrativa”, que traz a história de uma mulher negra no universo do surfe, e “O Menino é Homem”, que aborda a descoberta e a aceitação da identidade LGBTQIA+.

Com classificação indicativa livre, o Citronela Doc 2024 promete ser um espaço de reflexão, emoção e celebração da rica diversidade cultural do Litoral Norte e Vale do Paraíba, abordando questões de memória coletiva, preservação de ofícios e a intersecção entre cultura e arte.

Confira abaixo a programação completa do evento

Dia 7

Quinta-feira

18h30 

Mostra Litoral Norte e Vale do Paraíba
Classificação livre

Minha Narrativa - 14'

Natalia Regina e Débora Carvalho, Ubatuba

Macoura - 16'

Gilda Brasileiro e Rodrigo Pereira, Caraguatatuba

O Menino É Homem - 9'

Maquir Alves, Ubatuba

Homem Aranha (Retratos Filmados) - 12'

Luis Henrique Mioto, Ilhabela

Benzô - 15'

Leticia Andra, São Sebastião

Marta Consertadora de Guarda-Chuva - 11'

Dannyel Leite, Santa Branca e Jacareí

20h30 

Mostra Litoral Norte e Vale do Paraíba

Marés da Noite - 7'

Juliana Sada e Noemi Martinelle, São Sebastião

Jundu - Memórias do Território - 7' 

Paulo Alberton, São Sebastião

O Brilho da Herança - 15'

Deco Machado e Ramon Soares, Ubatuba

Eva Esperança - 25'

Rosa Sebastião de Souza e Luis Henrique Mioto, Ilhabela

O Último Baile - 26'

Juliana Borges, Ilhabela

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.