O prefeito Felicio Ramuth, de São José dos Campos, causou polêmica nesta segunda-feira (28) ao postar nas redes sociais que foi imunizado contra Covid-19. A questão é que ele poderia ter recebido a vacina há duas semanas, mas aguardou para receber a Janssen.
O imunizante da Johnson & Johnson precisa de apenas uma dose e começou a ser aplicado nesta segunda em São José dos Campos.
A assessoria da prefeitura informa que Felicio aguardou para se vacinar junto com sua esposa, Vanessa Ramuth, e por isso não se vacinou antes.
Para alguns internautas, a ação de Felicio foi premeditada para evitar receber uma dose da Astra Zeneca, já que ele teria que aguardar três meses para receber a segunda dose.
Segundo a secretaria de saúde de São José dos Campos, como não há fila de espera pra vacina na cidade, qualquer pessoa que perdeu sua data e procurar um dos postos consegue receber a vacina que está sendo aplicada no dia.
Secretaria de Saúde do Estado
A Secretaria de Saúde do Estado enviou nota em que não deve haver distinção entre imunizantes. Leia na íntegra:
“Não deve ser estimulada qualquer distinção entre tipos de imunizantes e seus respectivos fabricantes. Todos os quantitativos de vacinas recebidos do Ministério da Saúde são distribuídos aos municípios. As doses são direcionadas para cada etapa da campanha, com as devidas orientações e cabe às Prefeituras a organização, distribuição à rede de saúde e aplicação das doses na população seguindo os critérios do PEI”