Começa a valer nesta segunda-feira (12) em todo o estado a fase vermelha do Plano São Paulo. Até domingo (11), estava em vigor a fase emergencial, a mais restritiva criada pelo governo para incentivar o isolamento social.
Há poucas mudanças entre fase vermelha e a fase emergencial. Alguns municípios do litoral norte, no entanto, já publicaram decretos liberando funcionamento de academias e salões de beleza, o que vai contra as medidas restritivas.
Durante esta etapa, apenas os serviços essenciais podem funcionar.
De acordo com o decreto do governo de São Paulo, são considerados serviços essenciais: indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros.
Também está em vigor um toque de restrição a partir das 20h, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h.
Os serviços não essenciais podem funcionar, mas apenas em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet. São considerados serviços não essenciais: academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.
Apesar das diretrizes do governo de São Paulo, cada prefeitura pode adotar medidas mais restritivas, caso tenha interesse. No entanto, os municípios não podem relaxar as medidas de restrição.