Como prometido em entrevista, nesta quarta-feira (12/05), ao Jornal Primeira Hora Regional, aqui da Band Vale FM, o presidente da Codivap (Associação dos Municípios do Vale do Paraíba), Izaias Santana, cobrou mais uma vez a secretaria estadual da saúde a respeito da falta de doses para a vacinação de grupos prioritários.
A Codivap fez um levantamento junto aos municípios e apurou que faltam 34.920 vacinas para a primeira dose e 3.561 para imunização de segunda dose.
O déficit de vacinas em Taubaté é de 9.318 doses, o maior da região. Em São José dos Campos 8.834 pessoas dos grupos prioritários esperam a primeira dose, em Caraguatatuba 5.170 e em Ubatuba 4.667 pessoas.
No ofício, a Codivap volta a ressaltar que “as referências para o cálculo da quantidade de doses que são enviadas aos municípios não correspondem a atual realidade” das cidades.
A associação ainda lembra que há um incremento da população idosa, principalmente, nas cidades do litoral e municípios menores, o que não foi considerado pelo governo federal.
Houve também a menção no documento de as secretarias municipais da saúde estarem recebendo frascos com oito ou nove doses, quando o ideal seriam 10 doses.